09 janeiro 2012

Supermães em ação


Faz parte do instinto materno proteger o filho, mas a proteção tem que ter um limite para que não torne essa mãe invasiva, pois o excesso de cuidado pode prejudicar a formação da criança.



A proteção não deve prejudicar o desenvolvimento da criança e impedir que ela realize pequenas conquistas esperadas pela sua idade.

Mães superprotetoras são aquelas que criam seus filhos promovendo todo e qualquer  cuidado excessivo. Elas não conseguem permitir que eles sofram frustração ou angústia, nem imaginar situações de risco para os filhos.



Esse tipo de comportamento  se estende também à vida adulta do filho.
E ainda, algumas pessoas podem  "aproveitar" e ter ganhos secundários com o comportamento materno.

Eles usufruem disso e esperam por tudo: não pegam um copo de água e ficam manhosos. São os famosos mimados.

Outras podem se sentir sufocadas e tornarem-se "rebeldes", ou ainda sofrer "bulling" por não saber se defender de outras crianças.



benefícios com o excesso de cuidados, tornando-se crianças ou adultos mais  cuidadosos. 

Porém, há malefícios  como a insegurança e a dependência.
A mãe deve proteger o filho, claro, mas tudo dentro dos limites.



A explicação para isso pode estar ligada ao modo em que esta mãe foi criada e amadureceu. Muitos comportamentos maternos são reproduções de como fizeram os seus pais.

E ainda, a criança pode crescer insegura, medrosa e dependente. Pouco se arriscam e não sabem lidar com situações.






A mãe precisa enxergar seu filho, com suas capacidades e deixa-lo tomar conta de si, de acordo com sua idade.

E vocês o que acham?

Beijos de luz à todos queridos.




Fonte: Revista Ponto de Encontro, ed.33

18 comentários:

  1. Muito lindo. Amor na medida certa. Saber dosar os cuidados e dar espaço ao mesmo tempo para que cresça por ele mesmo. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Educar filhos exige sempre uma boa dose de bom senso.
    Linda e árdua tarefa!
    Grande beijo e linda semana!

    ResponderExcluir
  3. adorei seu texto...

    sou mãe...e sei que é bem por ai...mas...eu sei que já errei muito no meio dessa estória...por outro lado...tb acertei bastante...filho não vem com bula....a gente tenta sempre o melhor...mas....erros sempre acontecem...

    meu abraço querida...boa semana...

    Zil

    ResponderExcluir
  4. adorei seu texto...

    sou mãe...e sei que é bem por ai...mas...eu sei que já errei muito no meio dessa estória...por outro lado...tb acertei bastante...filho não vem com bula....a gente tenta sempre o melhor...mas....erros sempre acontecem...

    meu abraço querida...boa semana...

    Zil

    ResponderExcluir
  5. Oi canela,
    acabei de ver o teu comentario la no blog, eu pensei que voce nunca mais iria notar o que eu te escrevi LOL.
    Ai olha eu teria escrito muito mais pq vc tem um saco de receitas muito boas, as vezes fico quebrando-cabeça sobre o que fazer pra congelar e agora... bim-ba-ra-bam ja tenho um blog onde copiar umas recitas boas e faceis... ebaaa!! Se eu conseguir arrumar aquele bendito blog que esta me dando problemas, dado que nao consigo ver o nome dos blogs que sigo so aparece o nome quando eu paço o mouse por cima, to com medo de fazer algo errado ele sumir de vez ai meu deus, vou tentar arrumar outra vez se ele sumir ja sabe porque ne=.?
    ciao

    ResponderExcluir
  6. Oi Andreza
    É amiga, não é fácil não... a gente protege estes pimpolhos mas precisa deixar que eles encontrem o seu lugar no mundo. Faz parte errar, quebrar a cabeça e acertar. Todo mundo precisa disso. Se a base que os pais transmitem é boa e sólida, as coisas sempre se arranjam para os filhos. O caminho da vida será sempre bom.
    Beijos e boa semana
    Fabiola

    ResponderExcluir
  7. Canela, ainda não sou mãe....mas tenho medo de ser super protetora...vou ter que aprender antes muita coisa!!!
    Bjusss

    ResponderExcluir
  8. EU NÃO SOU SUPERPROTETORA, EU ADOR VER MINHAS MENINAS CONSEGUINDO FAZER SUAS COISINHAS , MAIS A DE 7 ANOS, PQ A OUTRA AINDA É BEBE... ESSE ANO, ESTOU DEIXANDO ELA IR AO MERCADINHO SOZINHA, ELE É UMAS 4 CASAS ABAIXO DA MINHA.. ENTÃO EU FICO NO PORTÃO, ATRAVESSO ELA NA RUA E ELA VAI TODA CONTENTE, EU FICO ESPERANDO, NA VOLTA EU ENSINO ELA ATRAVESSAR E ELA ENTRA PARA CASA TD REALIZADA, COM O QUE COMPROU, QUE CHOU SOZINHA E QUE " FOI SOZINHA", ACHO IMPORTANTE PARA DAR CONFIANÇA A ELA, CLARO QUE TAM NÃO VOU SOLTAR ELA NA RUA E DEIXAR ANDAR SOZINHA, AINDA É MUITO CEDO..
    MAS FICO FELIZ, A CADA APRENDIZADO DELAS...

    ResponderExcluir
  9. A super proteção acaba resultando em vários 'Tucos' (de A Grande Família) por aí... hehehe!
    Ao mesmo tempo, é complicado não super proteger, ainda mais com a violência crescendo a cada ano.
    Não deve ser fácil mesmo!!

    Bjns

    ResponderExcluir
  10. Olá Bom Dia Canela!!!!

    Estava com muita Saudade...
    Agradeço o Seu Carinho!!!

    Realmente Ser Mãe é a maior tarefa que Deus nos envia...Moderação e Bom Senso... Não perder nenhum momento ao lado dos pequenos... Receita para a Felicidade...


    Feliz Terça!!!
    Com Chuva ou Sol o importante é ser Feliz!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  11. ai miga da ate medo, pois hj o rafa faz 12 anos e para mim ainda e o meu bb sei que esta se torna um menino-homen mas e tao dificil isso, quero e precisa sentir ele o tempo todo do meu lado, agora imagine ele daqui uns dias saindo para dar um rolezinho... ai como que eu fico nissooooo kkkkkk deveria vim com manual de instrução seria tao mas facil!!!!

    ResponderExcluir
  12. grande verdade amiga!!

    beijosss

    ResponderExcluir
  13. Oi, querida!! Que lindo é o seu blog. Adorei!! Já estou te seguindo e peço para você fazer uma visitinha lá no meu blog, que é de educação. Bjs!!
    www.mundocoloridodacrianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. OLÁ QUERIDA!
    MÃE É MÃE...PRA TUDO TEM QUE TER LIMITE. NÃO É FÁCIL, NESTE MUNDO CHEIO DE TANTAS CRUELDADES TEMOS QUE ENSINAR O CERTO E PROTEGER MESMO, RSRS.
    VOU FAZER A POLENTA HOJE PARA O JANTAR, JÁ COZINHEI O PEITO DE FRANGO, E O TEMPO AQUI ESTÁ FRIO, E UMA POLENTA QUENTINHA CAI BEM DEMAIS, HUMMM...DEU ÁGUA NA BOCA!
    BJS....♥

    ResponderExcluir
  15. Olá...lindo Post, todo verdade!
    Beijos, muitas energias positivas na semana!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  16. Andreza, várias coisas:
    1. sim, teu link agora está funcionando perfeitamente. Caí aqui direitinho.
    2. Não sabia que você é fono! Coincidências. Adoro.
    3. Sim, somos mais teimosas que criança querendo chiclete em supermercado.
    4. a triste notícia é que ainda nada de você conseguindo me seguir. E olha que entre ontem e hoje umas 3 pessoas entraram. Mas deixa comigo, vou falar no fórum do Wordpress.para ver o que acontece. Se não der, relaxe. A partir de fevereiro, quando eu voltar a postar, você vem me visitar de vez em quando.
    BJô
    * lindo post!!

    ResponderExcluir
  17. Andreza lindona perfeita postagem realmente as veses erramos tentando acertar e devemos ter atenção para não estragarmos nossos filhos, eu vivo me policiando para não cometer esses erros que podem ser graves. bjus.

    ResponderExcluir
  18. Aiii,sou eu hoje,estou me sentindo a própria super mãe!Agora meu anjinho dorme e se Deus quizer,amanhã tudo será melhor.beiju...Lili.

    ResponderExcluir

AOS AMIGOS ANÔNIMOS OU QUE NÃO POSSUEM BLOG, QUE ME VISITAM E DEIXAM PERGUNTAS OU COMENTÁRIOS, EU PEÇO POR GENTILEZA PARA DEIXAREM E-MAIL DE CONTATO PARA QUE EU POSSA RETRIBUIR AO CARINHO DEIXADO AQUI NO BLOG!

OBRIGADA À TODOS PELA VISITA E PELO COMENTÁRIO!!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...