24 abril 2012

Um pouco sobre aromaterapia



Aroma significa perfume, e terapia tratamento.
Aromaterapia é o uso de óleos aromáticos concentrados e extraídos de plantas  para melhorar sua saúde e bem estar geral.
Esses extratos são chamados óleos essenciais, que são produzidos de minúsculas glândulas presentes nas pétalas, caule, cascas e madeiras de plantas e árvores.




Aromaterapia é puro prazer. O cheirinho de um tempero na cozinha ou de um buquê de flores é aromaterapia básica.
Também tem inúmeros outros benefícios. A inalação da fragrância correta pode reduzir o estresse e a depressão, uma boa noite de sono,  acalmar o espírito e ainda dar-lhe mais energia.

O uso dos óleos essenciais são múltiplos, mas eles são mais usados na unção da pele (massagem),  inalados ou colocados na água de banho ou compressa. Raramente são ingeridos.
Certamente são mais eficazes quando inalados, pois provocam uma ação imediata do cérebro.



A  aromaterapia tem contra-indicação: deve-se utilizar com precaução, pois pode causar irritação e alergia  na pele.

Os óleos essenciais são divididos em três categorias: 
* os que tonificam o organismo e favorecem o bom humor
* os que estimulam e regulam as principais funções do corpo
* os que tem efeito calmante sobre o corpo e o espírito

...

Alguns exemplos:

Alecrim:  Esse tempero popular também pode ser usado como um ingrediente em muitos óleos de massagens e hidratantes.

Benjoin: Esse óleo essencial é derivado de uma planta do sudeste da Ásia usada para problemas respiratórios e de pele.

Bétula: Todos conhecemos a árvore da bétula. Você também pode usar esse óleo essencial para aliviar dores e rigidez musculares.

Bergamota:   Usada como aditivo em chás, bebidas e doces. Esse óleo essencial também é usado para combater vírus como o da gripe.

Camomila:  É uma variedade comum de chá, mas essas flores perfumadas também são usadas para tratar a depressão.

Canela:  É um ingrediente culinário comum que também pode ser usado na aromaterapia para reduzir a sonolência  e a irritabilidade.

Capim limão: É um ingrediente padrão na culinária do sudeste da Ásia, mas também dá seu aroma a algumas marcas de sabonete. O capim-limão pode ser usado como analgésico.

Cedro: Essa árvore pode crescer mais de 30 metros de altura, mas seu óleo essencial é usado em quantidades muito pequenas para tratar a congestão.

Cipestre: É uma árvore típica da região mediterrânea. Seu óleo essencial pode ser usado para tratar pressão baixa e problemas circulatórios.

Cravo da índia: É outro tempero que pode ser utilizado em várias receitas. Na aromaterapia, o cravo-da-índia pode ser usado como anti-séptico e analgésico.

Eucalipto: É uma árvore típica da Austrália. Seu óleo essencial pode ser usado para tratar gripe, febre e dor de garganta.

Gengibre: Muitos conhecem o gengibre pelo seu uso em alimentos assados ou receitas asiáticas. Essa planta também pode ser usada para estimular o apetite e aliviar dores de cabeça e de garganta.

Hortelã pimenta: É um dos óleos aromáticos mais usados, tanto em preparos de comestíveis como não comestíveis. O óleo essencial da hortelã-pimenta também é muito usado como digestivo.

Jasmim: Essa bela flor tem sido usada para se fazer de tudo, desde chás até perfumes. Seu óleo essencial também pode ser usado na aromaterapia para acalmar os nervos e tratar a depressão e a insônia.

Laranja: Fonte de vitamina C. O óleo essencial dessa fruta pode ser usado para alterar os humores e baixar a pressão arterial.

Lavanda: Tem sido muito usada por séculos em várias religiões e no preparo de cosméticos. Atualmente, você pode usar esse óleo essencial para dores musculares, enxaquecas e sinusite.

Limão:  O forte aroma cítrico do óleo essencial do limão também é usado para tratar dor de garganta, tosses e outras infecções.

Mirra: Tem sido usada desde a antiguidade como incenso em cerimônias religiosas. Esse óleo essencial também pode ser usado para tratar pele irritada, rachada ou envelhecida.

Néroli: Não deve ser um nome muito conhecido, mas seu óleo essencial é usado em muitos perfumes e produtos de beleza. O néroli melhora a circulação e a saúde da pele.

Olíbano: A maioria de nós conhece o incenso como sendo um dos presentes trazidos pelos Três Reis Magos. Os aromaterapeutas conhecem as habilidades desse óleo essencial para tratar infecções e problemas de pele.

Patchuli: Muito associado aos hippies, o óleo de patchuli há muito tempo é usado como perfume. O óleo essencial do patchuli também pode ser usado como rejuvenescedor de células e tratamento antifungicida.

Pinho: É uma árvore mais conhecida como a árvore de Natal. O aroma agradável do óleo essencial dessas árvores pode aliviar dores musculares e reumáticas.

Rosa: O óleo essencial de rosa também pode ser usado para tratar ferimentos, queimaduras e vários outros problemas de pele.

Sândalo: O óleo essencial do sândalo é derivado da árvore com o mesmo nome e que passa por um elaborado processo de fabricação. Esse óleo essencial pode ser usado para tratar infecções e conter inflamações. 

Ylang Ylang: A planta ylang ylang é originalmente cultivada nas Filipinas, mas logo se tornou conhecida no mundo todo em razão de seu aroma característico e de sua beleza. O óleo essencial dessa planta é usado para relaxar o corpo e a mente.



Podemos  usar aromaterapia em casa através de:


Difusores de ambientes



Anéis para lâmpadas de luminárias



Pot-pourri



Spray de ambientes



Sachês para roupas


Fica aqui minha dica de hoje.
Beijos aromáticos para todos amigos antigos e novos em meu blog.
Canela




Estes dados são apenas informativos, sem objetivo de proporcionar orientação médica
Imagens retiradas do google
Fontes do texto: saúde.hsw.uol.com.br
                        orientaçoesmedicas.com.br
                        mdemulher.com.br

51 comentários:

  1. Delícia de post , sabe eu sou mais olfato do que paladar, desde pequena , até com pessoas que eram especias eu lembro do cheiro que elas tinham .Não esquece do sorteio lá no blog!

    ResponderExcluir
  2. Esse post é sensacional,aqui com vc a gente
    aprende essas belas dicas,e a massagem então
    deve ser uma delicia,parece até que estou sentindo
    o cheirinho dessas ervas humm.
    Abraços de uma bela terça pra vc!!
    Bjuss Rita!

    ResponderExcluir
  3. Oi Canela:)

    Adoro cheirinhos e minha Casinha está cheia de velas; pauzinhos de incenso para queimar e óleo de essência que coloco em frascos com pauzinhos para perfumar o ambiente:)

    Depois de ler o teu post de hoje acho que vou abusar mais dos cheirinhos. Faz bem, né?

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Que post inspirador, instrutivo e perfumado.
    Amei!

    Minha cozinha está com um aroma maravilhoso que sai de um coração verdinho vindo de Amparo, com energia boa de Rosana.

    Aroma de canela pra o dia de hoje.
    Beijo e carinho :)

    ResponderExcluir
  5. Andreza, adoroooo, sou totalmente adepta, adoro os cheirinhos para os ambientes... rsrs

    Um beijão, querida e uma excelente terça aromatizada.
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  6. Hummmm que cheirinho bom aki hoje amiga, eu amooo aromatizadores, uso spray e velas aki em casa incensos tbém, aliás estou precisando comprar pois já estão no fim, vou seguir as dicas das apropriações de cada um Bjoooooss

    ResponderExcluir
  7. Que delícia chegar aqui e encontrar estes aromas que vieram perfumar a minha terça feira e a minha casa.Adoro aromatizadores e sentir minha casa perfumada...parece que toda a nossa vida se perfuma também.

    Bjsssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  8. Oi, Canela!
    Que post lindo e cheiroso... rsrs
    Dicas ótimas, viu?
    Obrigada pela visita e pelo carinho. Pois é, compramos a panificadora em 2010 e desde então... Ela é super prática, né? Já fiz até bolo de chocolate.
    Estou curiosa para ver suas artes...
    Quanto ao cacho da palmeira, também achei lindo. Sempre encontro aqui no jardim, mas esse está especialmente bonito, porque quase não se partiu ao cair. Está lá, secando bem. Depois vou aplicar bastante verniz com brilho para proteger e impermeabilizar. Quando secar bem, vou decorá-lo.... Ah, não vou contar agora!!! Rsrsrs - Ihhh, quase conto!
    Beijão e uma linda terça-feira!
    Fique com Deus.
    Ju

    ResponderExcluir
  9. Olá!Bom dia!
    Tudo bem?
    ...que postagem mais completa, foi essa! Gostei!
    Vou ler com bastante calma...e aproveitar suas dicas!
    Boa terça!Muita paz e cheiro
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá tudo bem, obrigada por sua visita venha sempre, desculpe eu visitei seu blog e esqueci de seguir achei que ja estava seguindo, mas agora ja esta tudo certo rsrss. Bem esta postagem é muito interessante, realmente quando respiramos fundo um cheirinho agradavel e natural, é melhor do uqe os mais caros perfumes e realmente levar para dentro um aroma tão agradavel faz bem até para a mente. Eu amo o de menta e maça verde. A pouco conhecia planta menta é uma delicia, você inala aquele perfume forte de menta nossa é tudo de bom. bjus e boa semana

    ResponderExcluir
  11. Olá amiga,
    Que tema fantástico nos traz hoje,eu adoro aromaterapia! O que mais gosto são as velas de cheiro mas também uso imenso os frasquinhos de essências que coloco num difusor eléctrico feito em vidro e em forma de flor.
    Adorei saber um pouco mais sobre as propriedades das essências, obrigada pelo post.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Oi boa tarde ,achei seu blog màgico,claro que tela de computador nao tem cheiro ,mas com essa fotos lindas fico imaginando,parabens pelas postagens e gostaria de ver vc no meu blog tbm como amiga e seguidora ,beijo
    Angela
    http://angelabonecasefuxicos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Boa Tarde!
    Post delicioso!cheirinho bom!
    Abençoada 3° feira!!
    Beijos com cheirinho de canela!!
    Soninha.

    ResponderExcluir
  14. Oi Canela! Eu simplesmente amo aromaterapia... Tenho difusores em casa, e velas perfumadas em cada cantinho da casa! Delicia, né.. Esses anéis para as lampadas, é que sao novidade pra mim... Deve ser muito bom.. Vou ver se acho por aqui em Nice..
    Bjuu
    Joanna

    http://mapetitelima01.blogspot.fr/

    ResponderExcluir
  15. Hola Canela,
    Me encanta recibir masajes y estos son todos los aromas que ayudan con la experiencia relajante. Muchas gracias por compartir mi amor.
    siempre,
    Tarah and the City

    ResponderExcluir
  16. Quanta informação interessante Dreza!!
    Adorei saber um pouco mais sobre o tema!!

    Uma tarde cheia de paz para ti minha linda!

    Bjsssssssss

    "Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo. O essencial faz a vida valer a pena."[Rubem Alves]

    ResponderExcluir
  17. Que ótimo esse post.
    Eu acredito muito no poder da aromaterapia... Adoro e uso muito aromatizantes, velas incensos...
    E cada cheirinho me traz um sentimento diferente!!

    Saudades de vc, some não! Beijo!!

    http://senhoritamoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. nossa, se na net desse pra sentir o cheirinho, este blog seria o blog mais requisitado da net rsrsrs
    Tudo de bom né ?!
    Meu chefe é beeeem xato . e ele gosta de cheirinho na sala, principalmente na sala de reunião..
    E compramos um spray de menta, gente que delicia !

    Eu tenho no meu quarto um cheirinho de morango, mas da sensação de novo
    eu sou apaixonada rsrs
    E qnd eu limpo a casa eu fico passeando com os pausinhos do aromatizante rsrsrs

    tudo de bom né ?!

    ResponderExcluir
  19. Olá Canela querida, tudo bem?

    Nossa quanta coisa eu aprendi aqui hoje. Achei muito interessante saber o

    poder dos aromas, e tem cada cheirinho delicioso, né?

    beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  20. Amooo...aromaterapia! Gosto muito de usar o oleo de lavanda no difusor, deixa a casa perfumada, eh uma delicia!
    Adorei o post!
    Bjs
    http://chacrinharosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. OI MIGA QUE DELICIA DE POSTAGEM, ADOREI
    BEIJOS COM CARINHO E UMA OTIMA QUARTA

    ResponderExcluir
  22. Olá...que postagem cheirosa...hehe!
    Adoro usar esses aromas...e gostei de saber sobre o Pinho...tem muito lá em Campos, vou começar a colher...quer sabe dá pra usar!
    Bjs e te desejo uma ótima quarta-feira com coragem e amor!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  23. Olá Canela, adoro esses temas. Aqui em casa vivo borrifando spray de ambientes, acendendo difusores, tenho alguns óleos essenciais para massagem. Esses aromas são tudo de bom além dos benefícios.
    Lindo post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Nunca utilizei a aromaterapia, mas as vezes consumo algum óleo aromático em difusores.
    É bom sabermos que existem vários tipos de óleos e suas propriedades.
    Um excelente post! bem explicadinho!
    quando me esquece, volto aqui pra rememorar.
    Meu óleo preferido é o ylang ylang e o de orquídeas, nem sempre consigo comprá-los. Acho bem ativo, mas me encanta seu cheirinho gostoso.
    Canela,tenha uma ótima semana, com muitas artes e pesquisa!
    bjo
    Zizi

    ResponderExcluir
  25. Menina,

    Aqui tá uma coisa essa tal de rotina, rsrs. Mas tudo se ajeita.

    Amo cheiros: nossa! Fiz tanto sachê na vida. De tantos aromas... Hoje, a rotina não tem me permitido...
    Mas esse post me trouxe boas lembranças: fazíamos em conjunto: horas de risadas e perfumes,

    Que boa lembrança,


    Estejas bem



    Bjkas

    ResponderExcluir
  26. Muito bom esse post.
    Já vou salvar toda essas informações.

    Beijo grande e boa semana.
    Andréa Cabral

    ResponderExcluir
  27. Querida Canela, sou apreciadora da aromaterapia, fiz uso de algumas essências quando tinha crises de enxaqueca, adoro o cheirinho das essências, adorei seu post, muito esclarecedor.
    Bjos.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  28. Olá querida,

    Que poder tem a aromaterapia! Adorei conhecer um pouco mais de suas propriedades.
    Ótimo post!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Que cheirinho bom de Verbena no ar...delicia!!
    Amo a aromaterapia, utilizo na minha vida!!

    Tenho uma misturinha mágica, feita com óleos essencial criada por mim, que utilizo no corpo, é uma delicia!!
    Muitas pessoas perguntam: Que cheirinho gostoso é esse?!É perfume ou creme???
    É colonia?! É francês?? Delicioso!!!
    Eu respondo: Mistérioooooo..risos!!

    Beijinhos Querida!!
    Bons Sonhos...

    ResponderExcluir
  30. Adorei! O aroma chegou até aqui.... Você viu? Que coisa! Post muito interessante e esclarecedor! Obrigada pelo carinho e pela visita! Abraço carinhoso! Ótima 4ªF! Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Sou completamente fã dos óleos essenciais! Adoro ter a casa sempre com aromas, e costumo usar os difusores de ambiente com o alecrim lá dentro!
    Super post! Muito bom mesmo, e muito útil! Obrigada pelas dicas ;)

    beijinh♥ grande, linda♥

    "Dicas de saúde, beleza, e exercício físico"



    ResponderExcluir
  32. Olá querida, amei o post!! Adoro tudo que ten a ver com oleos, incensos... e foi muito bom aprender mais um pouco.
    Obrigada
    beijinhos

    http://myhomemysweetspace.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  33. Eu adoro aromas em casa, aqui eu uso pot-pourri e e aromatizadores com palitos.
    Adorei saber um pouco mais sobre as essências.
    Aqui na minha cidade ainda não chegou a revista, mais tenho uma amiga em São Paulo que já comprou ontem.
    Obrigada pelo carinho de sempre.

    bjuss

    Vânia Pinho

    ResponderExcluir
  34. Oi Canela, adoro o de capim limão e o de hortelã. mas costumo variar com outros pra não acostumar! Gostei muitos de saber mais sobre cada um...
    Beijos e um aromático dia!

    ResponderExcluir
  35. Olá Canela querida, tudo bem?

    Adoro quando vejo os seus comentários, fico muito feliz.

    É verdade, essas roupinhas nunca precisam passar, devia ser assim com todas,né

    um beijo carinhoso e uma ótima quarta feira.

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  36. Oi Miga...
    Só passando pra deixar um beijo e desejar um otimo dia pra vc tambem !!
    Beijos com Muito Carinho

    ResponderExcluir
  37. Lida obrigada pela visita,o carinho é igual,beijo grande

    ResponderExcluir
  38. Mt bom aprender coisas novas, eu adorei o Post..Estou adorando conhecer seu blog o conteúdo é ótimo..
    Te convido a conhecer o meu cantinho, se gostar segue? Retribuo com maior prazer!

    Beijos
    @isoldaandrade

    www.isoldaandrade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Adoro l'odore delle spezie in cucina!! buona giornata....ciao

    ResponderExcluir
  40. Adoro demais!! Em SP, tenho um difusor e alguns incensos... e aqui em PG tenho o incenso que vc me deu... muuuito bom!!
    Eu gosto de canela, rosas, melancia, e baunilha. Esses são os que tenho sempre, mas já tive outros maravilhosos tb.
    Bjns

    ResponderExcluir
  41. Querida Canela
    Adorei o post.Comprei umas velinhas em Pedreira, com perfume de rosas, uma delicia. Não sabia das propriedades do óleo de rosas, visitando seu blog e aprendendo.
    Um grande beijo
    Roseli

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde minha lindona!
    Tudo eu gosto assim , com aromas agradáveis!!

    Obrigado pelo carinho de sempre!


    Bjs

    " Pequenas felicidades estão ao nosso alcance diariamente."Rose Peixer

    ResponderExcluir
  43. ANDREZA MINHA AMIGA QUERIDA,
    QUE POST RICO E GOSTOSO, SENTI O CHEIRO DAS ERVAS AQUI, HUMMMMM!
    VOCÊ SEMPRE TRÁS POSTAGENS ENRIQUECEDORAS QUE NOS AJUDAM MUITO,
    VALEU AMIGA!

    BEIJINHOS EM VC E NO LINDINHO DO FEFÊ!

    ResponderExcluir
  44. Oi Andreza sei como é, o tempo e curto e as vezes não dá tempo de visitar todo mundo né? Fiquei feliz com sua visita, tenha uma linda noite e fique com Deus, amei o post!!!!! Bjss

    Val

    ResponderExcluir
  45. Ola andreza que post mais gostoso de ler..eu ia falar q nunca vi por aqui..mas vendo as fotos sabia q ja vi desse vidrinho agora fiquei curiosa p saber se sao essencias...uma hra vou dar uma olhadinha...

    Bjinhos rose jp

    ResponderExcluir
  46. Querida Canela
    Ganhei uma janela de demolição da Regina, jogaram perto da casa dela, logo ela me ligou perguntando se eu queria, eu fui logo falando que simmm.
    Me inspirei nas da Veronica (Blog Atelier Alem da Rua), são lindas, no lugar dos vidros ela coloca espelho.
    Assim que terminar vou postar.
    Beijão
    Roseli

    ResponderExcluir
  47. OI Canela
    Gostei de saber mais sobre aromaterapia, parabéns pela postagem, bem completa.
    Quem não gosta de uma casa limpinha, cheirosa e melhor ainda saber que os aromas tem função terapeutica.
    Beijos com carinho
    Maria LUiza

    ResponderExcluir
  48. Abraço recebido com sucesso!
    Te deixo outro minha linda !
    Um bom descanso para ti junto aos seus!

    Mil beijos!

    ResponderExcluir
  49. Olá!Bom dia!
    Tudo bem?
    ...tudo em paz comigo...
    ...vim "copiar" uns aromas...tu deixa?
    ...já copiei!
    Então!Boa quinta!
    Beijos

    ResponderExcluir
  50. This post reminded me of how much I need a massage! I love aromatherapy especially lavender.

    Lynn
    CARMEN VOGUE

    ResponderExcluir

AOS AMIGOS ANÔNIMOS OU QUE NÃO POSSUEM BLOG, QUE ME VISITAM E DEIXAM PERGUNTAS OU COMENTÁRIOS, EU PEÇO POR GENTILEZA PARA DEIXAREM E-MAIL DE CONTATO PARA QUE EU POSSA RETRIBUIR AO CARINHO DEIXADO AQUI NO BLOG!

OBRIGADA À TODOS PELA VISITA E PELO COMENTÁRIO!!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...