18 julho 2012

Alimentação infantil começa em casa


Comida costuma ser um tema de preocupação recorrente para os pais. 
Ou porque o filho não quer comer, ou porque come demais, e, frequentemente, alimentos pouco ou nada saudáveis, neste caso são os alimentos consumidos fora de casa.

Li esta matéria na revista Viva Saúde, para tentar descobrir os motivos do  Felipe não querer comer estes dias e saber lidar com esta fase que estamos passando com ele, e vou compartilhar com vocês.
Vamos ler?

dicasparamamães.com.br

Independente da idade, os pais devem sempre dar o exemplo e orientar a escolha dos filhos na alimentação. 
Mas, a partir dos 8 ou 9 anos, a criança já é capaz de dizer o que prefere comer num mesmo grupo de alimentos, por exemplo, escolher entre cenoura ou beterraba.

A criança deve escolher o alimento com a variedade que lhe é oferecida em casa. Quando ela tem contato com frutas e vegetais de uma forma geral desde cedo, e sem obrigação em comer, será muito mais fácil a aceitação desses alimentos.


A vontade da criança em alimentar-se sozinha surge gradativamente, pois existe curiosidade e desejo de explorar o novo, o que deve ser incentivado para que a criança comece a criar independência.
fator importante é garantir um ambiente agradável em torno das refeições para que haja uma atmosfera positiva, sem maiores distrações - como a TV. 
A responsabilidade da boa nutrição é dos pais. É preciso comer junto e estimular a criança a gostar desses alimentos e não fazer diferença entre o que pais e crianças comem.

É comum a criança não aceitar novos alimentos nas primeiras tentativas. Essa rejeição inicial é resultado do processo natural da criança em conhecer novos sabores, texturas e cheiros. Os alimentos devem ser oferecidos separadamente, para que a criança aprenda a identificar as suas cores e sabores, por isso eles devem ser organizados no prato, sem misturá-los e em pequenas porções.


copyepaste.com


 E mesmo convivendo com hábitos alimentares saudáveis dentro de casa, os filhos estão expostos aos mais variados alimentos na cantina das escolas, e é aí que mora o perigo. Uma opção que ajuda a manter uma boa refeição são as lancheiras, desde que feitas com os alimentos corretos.

Algumas crianças que têm forte rejeição a um grande número de alimentos podem ser consideradas picky eaters ou "comedoras seletivas". São aquelas que têm um comportamento alimentar que exclui determinados grupos de alimentos (verduras e legumes), pulam refeições, ou simplesmente comer muito pouco.
Esse comportamento aparece em crianças de 1 a 5 anos. E ele é definido pelos médicos observando três aspectos: a recusa alimentar, pouco apetite e desinteresse pelo alimento. 

Uma alimentação equilibrada, baseada num estilo saudável será fator determinante para uma boa qualidade de vida. 
E vale a ajuda de um profissional para adequar os alimentos para a rotina da criança, levando em consideração hábitos, idade, atividades, história de doenças na família, peso, altura etc.


Bem, espero que esta fase dele passe logo, pois mesmo com suplemento vitamínico receitado pela pediatra, eu prefiro vê-lo comendo de tudo um pouco e com muita vontade.

Filhos...







4 comentários:

  1. Oiii Amiga, todas nós passamos por essa angustia do filho que não quer comer ou comer o que não é saudável, não tenho mais esse problema mas vejo amigas sofrerem muito, boas dicas,as mamães de plantão agradecem, bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Isso sempre nos acompanha..Não sendo filhos,netos...rs beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
  3. Oi querida,
    Essa matéria é excelente, muitas dicas legais.
    Beijão!
    Káren

    ResponderExcluir
  4. Eita Felipe...a mãe tem que se virar nos 30 e 40 pra arrumar o que eles gostem de comer de maneira saudável!
    Mas e tem o outro lado da moeda que é o daqui de casa, onde a gente tem que mandar parar de comer, poque eles exageram e querem comer o dia todo...e isso tb não é bom!
    Adorei a foto do lanche divertido! Adoro fazer carinha nos lanches para eles...e o purê com carne ou salsicha dá um prato super divertido!
    Vc ligou e eu não tava...me liga de novo quando der!
    Bjs e uma ótima sexta-feira!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir

AOS AMIGOS ANÔNIMOS OU QUE NÃO POSSUEM BLOG, QUE ME VISITAM E DEIXAM PERGUNTAS OU COMENTÁRIOS, EU PEÇO POR GENTILEZA PARA DEIXAREM E-MAIL DE CONTATO PARA QUE EU POSSA RETRIBUIR AO CARINHO DEIXADO AQUI NO BLOG!

OBRIGADA À TODOS PELA VISITA E PELO COMENTÁRIO!!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...