27 agosto 2012

Mitos e verdades sobre a gordura


Eu estou ainda mais atenta a minha alimentação depois que engravidei.

Se antes eu já praticava  uma rotina de alimentação saudável aqui em casa,  neste período ainda mais. 
Estou ótima, mantendo meu peso dentro do esperado para meu período gestacional (19 semanas e 2 dias), mas quero manter esse ritmo até o final da gestação.
Será que consigo???

Bem, pensando nisso, estou sempre navegando pela internet procurando alternativas ainda mais saudáveis e encontrei uma matéria muito interessante no site do UOL a respeito de MITOS e VERDADES sobre a gordura que consumimos.

Segundo esta matéria " Gordura não faz mal, se vier dos alimentos certos!"
E seja qual for o objetivo,  cuidar da saúde ou emagrecer, vale a pena aprender sobre a gordura que consumimos nos alimentos.

São 3 tipos:
Insaturadas: são as gorduras do bem, pois agem diminuindo o nível de colesterol ruim (LDL) e eleva o colesterol bom (HDL) . Azeite de oliva, óleos de canola, milho e soja, abacate, amendoim, sardinha, atum, nozes, castanhas, etc.
Saturadas: encontradas em alimentos de origem animal, e contribuem para o aumento dos lipídios nocivos. Carnes, leites e derivados. 
- Trans: responsável pela forma, textura e sabor dos industrializados, aumenta aas taxas do mau colesterol e diminui as do bom colesterol. Margarina, sorvetes, frituras, salgadinhos, biscoitos recheados, etc. 

Muita cautela no emprego das gorduras saturadas e trans, pois facilitam o ganho de peso, aumentam o risco de doenças cardiovasculares e contribuem para a chegada  precoce da rugas!


MITOS E VERDADES SOBRE GORDURA





trajlar.com 

O melhor óleo para se cozinhar é o de canola. MITO: Vários óleos são bons para cozinhar, inclusive o de milho, girassol e até de soja. 



veja.com.br

Alguns tipos de câncer como de próstata e mama estão associados ao consumo excessivo de gorduras saturadas. VERDADE: A gordura saturadas e trans levam o organismo a produzir mais radicais livres, moléculas que causam danos tanto no DNA como nas estruturas celulares. 



boaforma.abril.com.br

Comer alimentos com gordura eleva mais o peso do que ingerir itens com proteínas ou carboidratos.VERDADE: Cada grama de gordura tem 9 calorias, enquanto são apenas 4 na mesma quantidade de proteínas e carboidratos.




saúde.abril.com

O azeite de oliva só traz benefícios para o organismo. MITO: Embora tenha muitas propriedades boas, se ingerido em excesso pode trazer prejuízos, como o excesso de peso. 



lavioletera.com

Azeite de oliva pode ser usado sem limites. MITO: Claro que, se for incluído na dieta com moderação, é um ótimo componente, mas em excesso, como falado, traz problemas! Extraído da azeitona e rico em vitaminas A, D, K e E, ele ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, reduz o colesterol, favorece a fixação de minerais como cálcio e retarda o envelhecimento. 




noivasecia.com

 Pensando em reduzir a gordura da alimentação, vale sempre a pena trocar a carne de boi (vermelha) pelo peixe (branca). VERDADE. É uma boa estratégia, embora não seja a principal, pois há inúmeras outras fontes de gordura que podem ser reduzidas ou eliminadas, como restringir o consumo de biscoitos, sorvetes e demais alimentos industrializados.




 
margarinaprimavera.com.mx

Entre manteiga e margarina, é melhor consumir a segunda, para evitar o colesterol e a gordura saturada. VERDADE:  Se puder, consuma a margarina sem sal, lembrando que, novamente, é preciso cautela para não exagerar na dose. Para você entender bem: a margarina é de origem vegetal, enquanto a manteiga é de origem animal. Ambas têm gordura em sua composição, sendo que algumas margarinas contêm a trans e, por isso, devem ter seu consumo bastante restrito. 




noticias.uol.com

Se eu aquecer o azeite, ele perde suas propriedades benéficas e vira um vilão para o organismo. VERDADE: Ele deve entrar na alimentação sempre frio, dando um toque final em receitas de saladas, por exemplo. 





saudesdicas.com

Quanto maior a temperatura e o tempo de aquecimento, mais nocivo se torna o azeite. VERDADE: E isso vale também para os óleos. A maioria se degrada e libera substâncias danosas, como a acroleína, que destrói as fibras elásticas das artérias e irritam a mucosa do estômago.




noticias.uol.com

Os pratos gordurosos demoram mais para serem digeridos e, por isso, devem ser evitados à noite. VERDADE:  A quebra da molécula de gordura é mais difícil, o que faz com que a digestão seja demorada. O quadro fica ainda mais delicado porque, perto da hora de dormir, o processo digestivo tende a ficar lento.  




sadia.com

Tanto faz ingerir gordura do frango ou do boi: ambas são saturadas e prejudiciais. VERDADE: Ambas são de origem animal e podem fazer mal, realmente. Mas a de frango contém menos colesterol.




terra.com.br

As frituras deveriam ser abolidas totalmente do cardápio. MITO: Não devemos ser radicais na nutrição. É claro que um alimento cozido é melhor que o frito, mas o sabor não é o mesmo e isso deve ser considerado. O que não pode, obviamente, é ingerir tudo frito. Quer dizer, comer uma porção de batatinha dourada a cada 15 dias, por exemplo, não fará mal, caso o resto do cardápio seja saudável. A restrição total de frituras vale nos casos em que o indivíduo tenha que perder peso ou diminuir os níveis de colesterol e triglicérides no organismo.




idadecerta.com.br

Em hipótese alguma podemos reutilizar um óleo vegetal depois de aquecido.VERDADE: Mesmo o mais saudável dos óleos se torna perigoso na reutilização. Isso porque há transformação da gordura em trans e em outras substâncias lesivas para o organismo.




revistaepoca.globo.com

Algumas bebidas, como o chá quente, ajudam na digestão de gorduras. MITO: Chá quente não têm nenhuma ação na gordura. Então, já sabe: não adianta recorrer à estratégia de comer à vontade e, depois, tomar um chazinho digestivo acreditando que não sentirá nenhum peso pelo excesso de comida. O melhor caminho, sempre, é do bom senso, que induz ao comedimento.



blog.estadao.com.br

O chocolate diet não têm gordura e engorda menos. MITO: Há dois tipos, o diet e o light. No primeiro, o açúcar é substituído pelo adoçante e, para preservar a consistência e torná-lo palatável, o fabricante muitas vezes adiciona gordura à fórmula; já o light traz a redução de 25% de algum nutriente específico ou do valor energético, o que vem escrito na embalagem. O ideal é ingerir o amargo sem adição destes dois componentes.

..........................................


Como vemos, ponderação e moderação no consumo dos alimentos gordurosos para estar com a saúde sempre em dia. 
Estando gestantes ou não,  podemos ter uma alimentação saudável diariamente. Basta prestar atenção em como e no que consumimos.
A matéria completa vocês podem ver no site UOL

Uma semana saudável a todos!








37 comentários:

  1. Excelente post!!
    Grávida ou não, devemos prestar atenção nestes pqnos detalhes mesmo. Adorei saber mais a respeito!
    Bjks
    ;D

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu post,estou fazendo reeducação alimentar no meu filho de 1 anos e achei instrutivo sua postagem.
    Bjs!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post,boa semana beijos

    ResponderExcluir
  4. oi meu anjo tudo bem bom dia ..amei sua materia é ótima mesmo ..parabens eu adoro sua visitinha também seja sempre muito bem vinda
    bjokas boa semana

    ResponderExcluir
  5. Andreza, tenho quase certesa que vc vai ser uma gestante linda e saudável.
    Nada de engordar. Basta se cuidar.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post... tem algumas coisas que agente ouve por ai e acha que é verdade mas não é e acaba se prejudicando... adorei mesmo. beijokas e uma otima segunda!!!

    ResponderExcluir
  7. AI, AMIGA!!DÁ ATÉ MEDO DE COMER!!UI!TENHO QUE ME CUIDAR MAIS!BJS ELINDA SEMANA!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, esclarecedor teu post.Importante esse cuidado! beijos,chica

    ResponderExcluir
  9. Olha, A D O R E I sua postagem de hoje. Eu pensava muita coisa errada antes de ler aqui. Muito obrigada pelas informacoes. Boa semana. Bj

    ResponderExcluir
  10. Oii amiga, nossa qtos mitos envolvem os alimentos, eu acreditava em alguns que vc citou, inclusive essa do chá quente, legal saber mais, principalmente do azeite frio, não sabia que não podia aquecer! Adorei e fico feliz que vc esteja tão saudável! Deus te conserve assim! Bjinhosss

    ResponderExcluir
  11. Gostei de tirar a dúvida sobre algumas coisas. sobre a manteiga ou margarina, de vez em quando lemos o contrário. mas sei que a margarina é melhor mesmo.

    bjs querida, e continue com o seu bom senso quanto à alimentação.

    ResponderExcluir
  12. Oi Canela querida, como estão todos?

    Fico feliz sempre que te vejo no blog.

    Eu imagino a sua correria, ainda mais na segunda-feira.

    Esse post está ótimo, quantas informações úteis, adorei.

    Canela, também vi os seus trabalhos lá na Mari, a gente já conhece, só

    de bater os olhos, né? porque será?

    um beijo carinhoso em todos

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post...e olha que eu sempre uso a margarina em casa, mas adoro o sabor da manteiga danada...
    Estou de olho tb...e o chocolate não tem jeito vc sabe dos meus vícios!
    Bjs nos 4 e boa noite!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  14. Muito legal este post...muito bom
    Uma ótima semana!!!
    bjos
    Ke

    ResponderExcluir
  15. BARRIGUDINHA LINDA,
    AMEI ESSA MATÉRIA SOBRE ALIMENTAÇÃO, SEMPRE É BOM APRENDER SOBRE O QUE CONSUMIMOS DIARIAMENTE.
    BJS!
    KÁREN

    ResponderExcluir
  16. Adorei saber mais sobre o que é mito ou verdade.
    Eu faço algo errado, só cozinho com azeite, então tenho que aquecê-lo. Não consigo mais usar o óleo seja de milho, girassol, ou de canola. Meu marido não se dá bem. Já o azeite não faz mal. Vou ter que dar um jeito sobre o azeite.
    Que bom você estar cuidadosa na sua gestação.Tudo indica que vai ocorrer tranquila, pois você está bem preparada.
    Beijos nos bebes!
    Zizi

    ResponderExcluir
  17. Super interessante! Gostei do post. Beijos

    ResponderExcluir
  18. Certa, certa...tem mais é que pensar na sua saúde, minha alimentação não é a das melhores nos fins de semana mas durante a semana mantenho um certo equilíbrio pois o treino é pesado na academia.
    Beijinhos Iluminados!!

    Muita Luz!!

    ResponderExcluir
  19. Também gosto de ter esses cuidados com alimentação Canela, embora não pareça já que tenho dificuldade de emagrecer, mas meus exames de taxas de gordura no sangue não me deixam mentir. Para tudo tem que haver o bom senso não gosto de dietas radicais e nem de exageros na alimentação. Muito legal esse cuidado com tua gestação. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  20. Adorei a postagem!!!
    Precisamos cuidar da nossa alimentação.


    Beijos Minha Querida e uma Linda Quarta-Feira
    Andrea

    ResponderExcluir
  21. Amei o post... gostei mto!


    Amei conhecer seu blog e já estou te seguindo se poder me faça uma visitinha e se gostar me siga tbm...


    bjks

    www.blogdabiane.com

    ResponderExcluir
  22. oi gravidinha linda.
    Que bom que ta se cuidando sempre na alimentação. Quer dizer, mais do que antes neh.
    Pois é... suco de mamão com gelatina.
    Faço assim... agua, mamão e gelatina. A quantidade vc decide. A gelatina vc usa p adoçar. Meio pacotinho mais ou menos.

    Beijos e uma ótima noite.

    Téia

    ResponderExcluir
  23. Oii Andreza bela post adoreii e aprendii muitooo...é muito bom cuidar da alimentação, se eu tivesse tido essa preoculpação antes não estaria do jeito que estou cheia de problema de saúde e com excesso de peso muito alto..mas vamos que vamos me segue e vamos mantendo contato...vai la no meu blog e conheca-me..Bjãooo

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pelo texto extraordinariamente bem organizado e fundamentado.
    Muito informativo e útil.
    beijo

    ResponderExcluir
  25. Olá minha amiga,
    desculpe-me a minha demora de passar por aqui, estou
    visitando os blogs aos poucos estes dias estou fazendo
    um check up, exames de rotina os meus dias estão curtos e
    corridos.
    Aqui o frio foi embora, estou doida pra começar as minhas
    caminhadas ao ar livre.
    Parabéns por mais este post, que é rico e esclarecedor!

    Tenha uma noite abençoada junto a sua família!
    Beijinhos em vc e no meu lindinho!

    ResponderExcluir
  26. oi canela, minha mãe fez um molde da máquina de pão e pediu para eu te enviar um e-mail....confirme que voce recebeu, bjo bjo

    ResponderExcluir
  27. Que dicas ótimas, amiga!!
    Obrigada por compartilhar...

    Uma semana iluminada pra você, com
    muita tranquilidade e alegria!
    Assim que souber o sexo do bebezinho,
    vem correndo contar, viu?

    Beijos!! ;)

    ResponderExcluir
  28. Boa postagem Canela,tem que se cuidar mesmo para a canelinha chegar bem linda e cheia de saúde.Beijooo no coração....Lili.

    ResponderExcluir
  29. Canela querida, te citei no bloguinho e ainda coloquei uma imagem do teu blog. vê que atrevimento kkkk

    desculpa não pedir autorização rsrs

    bjs

    ResponderExcluir
  30. Olá querida,
    Ótimas dicas.
    Estou voltando aos poucos para visitar o cantinho das amigas.
    A barriga tá enorme, tá linda!!!

    Beijo grande e boa semana.
    Andréa Cabral

    ResponderExcluir
  31. Vacanze finite per me...purtroppo!! spero che le tue siano state belle come le mie! un abbraccio...ciao

    ResponderExcluir
  32. Minha amiga e a gente nem liga pra essas
    coisas ruins ..quando tem fome enfiamos td
    pra goela abaixo né...sem pensar que faz bem ou mal
    essas dicas são ótimas, mas até vc fazer o certo
    demora , e vc ai faz td certinho viu pra esse fofis
    nascer com saúde
    Bjuss com carinho
    Rita!!!!!

    ResponderExcluir
  33. Parabéns pelo tema da postagem. Bjsss

    ResponderExcluir
  34. Ola!
    Que post legal, gostei muito!
    Bjs
    http://chacrinharosa.blogspot.com.br/
    http://minimibijoux.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Que bom encontrar "Tudo junto e separado"...
    ...não me separarei mais de você....eu volto!
    Um abraço,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  36. Canela
    Boa Noite
    Gostei da postagem e das dicas. Mais se cuida mesmo. Precisa ficar bem depois da gestação. Um beijinho.
    Ana Brisa

    ResponderExcluir
  37. Andreza, estou fazendo hoje, novamente, a berinjela com maçã. É mesmo delícia.

    ResponderExcluir

AOS AMIGOS ANÔNIMOS OU QUE NÃO POSSUEM BLOG, QUE ME VISITAM E DEIXAM PERGUNTAS OU COMENTÁRIOS, EU PEÇO POR GENTILEZA PARA DEIXAREM E-MAIL DE CONTATO PARA QUE EU POSSA RETRIBUIR AO CARINHO DEIXADO AQUI NO BLOG!

OBRIGADA À TODOS PELA VISITA E PELO COMENTÁRIO!!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...