27 agosto 2012

Mitos e verdades sobre a gordura


Eu estou ainda mais atenta a minha alimentação depois que engravidei.

Se antes eu já praticava  uma rotina de alimentação saudável aqui em casa,  neste período ainda mais. 
Estou ótima, mantendo meu peso dentro do esperado para meu período gestacional (19 semanas e 2 dias), mas quero manter esse ritmo até o final da gestação.
Será que consigo???

Bem, pensando nisso, estou sempre navegando pela internet procurando alternativas ainda mais saudáveis e encontrei uma matéria muito interessante no site do UOL a respeito de MITOS e VERDADES sobre a gordura que consumimos.

Segundo esta matéria " Gordura não faz mal, se vier dos alimentos certos!"
E seja qual for o objetivo,  cuidar da saúde ou emagrecer, vale a pena aprender sobre a gordura que consumimos nos alimentos.

São 3 tipos:
Insaturadas: são as gorduras do bem, pois agem diminuindo o nível de colesterol ruim (LDL) e eleva o colesterol bom (HDL) . Azeite de oliva, óleos de canola, milho e soja, abacate, amendoim, sardinha, atum, nozes, castanhas, etc.
Saturadas: encontradas em alimentos de origem animal, e contribuem para o aumento dos lipídios nocivos. Carnes, leites e derivados. 
- Trans: responsável pela forma, textura e sabor dos industrializados, aumenta aas taxas do mau colesterol e diminui as do bom colesterol. Margarina, sorvetes, frituras, salgadinhos, biscoitos recheados, etc. 

Muita cautela no emprego das gorduras saturadas e trans, pois facilitam o ganho de peso, aumentam o risco de doenças cardiovasculares e contribuem para a chegada  precoce da rugas!


MITOS E VERDADES SOBRE GORDURA





trajlar.com 

O melhor óleo para se cozinhar é o de canola. MITO: Vários óleos são bons para cozinhar, inclusive o de milho, girassol e até de soja. 



veja.com.br

Alguns tipos de câncer como de próstata e mama estão associados ao consumo excessivo de gorduras saturadas. VERDADE: A gordura saturadas e trans levam o organismo a produzir mais radicais livres, moléculas que causam danos tanto no DNA como nas estruturas celulares. 



boaforma.abril.com.br

Comer alimentos com gordura eleva mais o peso do que ingerir itens com proteínas ou carboidratos.VERDADE: Cada grama de gordura tem 9 calorias, enquanto são apenas 4 na mesma quantidade de proteínas e carboidratos.




saúde.abril.com

O azeite de oliva só traz benefícios para o organismo. MITO: Embora tenha muitas propriedades boas, se ingerido em excesso pode trazer prejuízos, como o excesso de peso. 



lavioletera.com

Azeite de oliva pode ser usado sem limites. MITO: Claro que, se for incluído na dieta com moderação, é um ótimo componente, mas em excesso, como falado, traz problemas! Extraído da azeitona e rico em vitaminas A, D, K e E, ele ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, reduz o colesterol, favorece a fixação de minerais como cálcio e retarda o envelhecimento. 




noivasecia.com

 Pensando em reduzir a gordura da alimentação, vale sempre a pena trocar a carne de boi (vermelha) pelo peixe (branca). VERDADE. É uma boa estratégia, embora não seja a principal, pois há inúmeras outras fontes de gordura que podem ser reduzidas ou eliminadas, como restringir o consumo de biscoitos, sorvetes e demais alimentos industrializados.




 
margarinaprimavera.com.mx

Entre manteiga e margarina, é melhor consumir a segunda, para evitar o colesterol e a gordura saturada. VERDADE:  Se puder, consuma a margarina sem sal, lembrando que, novamente, é preciso cautela para não exagerar na dose. Para você entender bem: a margarina é de origem vegetal, enquanto a manteiga é de origem animal. Ambas têm gordura em sua composição, sendo que algumas margarinas contêm a trans e, por isso, devem ter seu consumo bastante restrito. 




noticias.uol.com

Se eu aquecer o azeite, ele perde suas propriedades benéficas e vira um vilão para o organismo. VERDADE: Ele deve entrar na alimentação sempre frio, dando um toque final em receitas de saladas, por exemplo. 





saudesdicas.com

Quanto maior a temperatura e o tempo de aquecimento, mais nocivo se torna o azeite. VERDADE: E isso vale também para os óleos. A maioria se degrada e libera substâncias danosas, como a acroleína, que destrói as fibras elásticas das artérias e irritam a mucosa do estômago.




noticias.uol.com

Os pratos gordurosos demoram mais para serem digeridos e, por isso, devem ser evitados à noite. VERDADE:  A quebra da molécula de gordura é mais difícil, o que faz com que a digestão seja demorada. O quadro fica ainda mais delicado porque, perto da hora de dormir, o processo digestivo tende a ficar lento.  




sadia.com

Tanto faz ingerir gordura do frango ou do boi: ambas são saturadas e prejudiciais. VERDADE: Ambas são de origem animal e podem fazer mal, realmente. Mas a de frango contém menos colesterol.




terra.com.br

As frituras deveriam ser abolidas totalmente do cardápio. MITO: Não devemos ser radicais na nutrição. É claro que um alimento cozido é melhor que o frito, mas o sabor não é o mesmo e isso deve ser considerado. O que não pode, obviamente, é ingerir tudo frito. Quer dizer, comer uma porção de batatinha dourada a cada 15 dias, por exemplo, não fará mal, caso o resto do cardápio seja saudável. A restrição total de frituras vale nos casos em que o indivíduo tenha que perder peso ou diminuir os níveis de colesterol e triglicérides no organismo.




idadecerta.com.br

Em hipótese alguma podemos reutilizar um óleo vegetal depois de aquecido.VERDADE: Mesmo o mais saudável dos óleos se torna perigoso na reutilização. Isso porque há transformação da gordura em trans e em outras substâncias lesivas para o organismo.




revistaepoca.globo.com

Algumas bebidas, como o chá quente, ajudam na digestão de gorduras. MITO: Chá quente não têm nenhuma ação na gordura. Então, já sabe: não adianta recorrer à estratégia de comer à vontade e, depois, tomar um chazinho digestivo acreditando que não sentirá nenhum peso pelo excesso de comida. O melhor caminho, sempre, é do bom senso, que induz ao comedimento.



blog.estadao.com.br

O chocolate diet não têm gordura e engorda menos. MITO: Há dois tipos, o diet e o light. No primeiro, o açúcar é substituído pelo adoçante e, para preservar a consistência e torná-lo palatável, o fabricante muitas vezes adiciona gordura à fórmula; já o light traz a redução de 25% de algum nutriente específico ou do valor energético, o que vem escrito na embalagem. O ideal é ingerir o amargo sem adição destes dois componentes.

..........................................


Como vemos, ponderação e moderação no consumo dos alimentos gordurosos para estar com a saúde sempre em dia. 
Estando gestantes ou não,  podemos ter uma alimentação saudável diariamente. Basta prestar atenção em como e no que consumimos.
A matéria completa vocês podem ver no site UOL

Uma semana saudável a todos!








24 agosto 2012

Hoje tem: Gelatina


Como estou controlando meu peso devido a gestação, tento evitar ao máximo doces e massa em excesso.
Principalmente os doces... Só mesmo quando fico com muuuuuuuuita vontade é que acabo cedendo à tentação.

Bem, estas duas  receitas que trago hoje para vocês são com gelatina, pois não engorda.

Sobremesa de morango com iogurte, receita do blog da querida Camila, uma delícia de sobremesa ja fiz várias vezes aqui em casa e todos aprovaram.
Bala de Gelatina,  receita  também muito gostosa e bem parecida com aquela que compramos no mercado. Não derrete e dá para levar de lanche para as crianças ou para o trabalho.

Vamos anotar...



SOBREMESA DE MORANGO COM IOGURTE

1 caixa de morangos
1 caixa de gelatina sabor morango (pode ser diet)
1 copo de iogurte natural (pode ser desnatado)

Preparar a gelatina, conforme a embalagem e colocar para endurecer quase no ponto gelatina.
























Bater os morangos com o iogurte, e depois acrescentar a gelatina.




Levar para geladeira até endurecer.
Rende bastante, a consistência é de mousse, quem quiser pode acrescentar mais açúcar ou adoçante, e NÃO engorda!!!!!

..........................................................................................





BALA DE GELATINA


2 caixas de gelatina do sabor que preferir (eu fiz de abacaxi)

2 envelopes de gelatina sem sabor
350 ml de água

Aqueça a água e prepare a gelatina do sabor que quiser.
Hidrate a gelatina sem sabor com 5 colheres de água para cada envelope, e leve ao microondas por 15 segundos.
Misture as duas gelatinas.







Coloque num recipiente (marinex) e leve na geladeira por 1 hora.














Depois é só cortar em quadradinhos ou então usar cortadores de biscoitos com diferentes formatos.






Guardar em saquinhos ou potes.
Não precisa ficar na geladeira, esta bala não derrete.
Pode levar para qualquer lugar como lanche e ainda usar a versão diet para reduzir as calorias.

Legal fazer bem colorida para as crianças. Mas eu só tinha gelatina de abacaxi...

Gostaram???








OS BENEFÍCIOS DA GELATINA

Envolve o fortalecimento dos cabelos e unhas, dando-lhes mais resistência, força e brilho. É também excelente fonte de hidratação para a pele e para intestinos.
A gelatina é um alimento de origem animal, rica em colágeno que é responsável pela manutenção dos ossos e a reconstituição e regeneração das articulações.
O colágeno age de forma a travar o processo de flacidez natural, própria do envelhecimento.

A gelatina engorda?
Não engorda porque apesar de conter açúcar, tem também muita água o que faz deste alimento um complemento muito bom para as dietas. Pode-se optar pela versão diet ou ligth.
A gelatina não tem gorduras e é uma alternativa doce que pode ser consumida na versão diet, podendo fazer parte de uma dieta de emagrecimento ou apenas para o rejuvenescimento da pele por causa do colágeno.
Adicionar maçã, morango. pêssego ou abacaxi aos pedaços na água quente antes de fazer a gelatina é uma forma de torna-la ainda mais nutritiva.

fonte: www.tuasaude.com







21 agosto 2012

Estou com 4 meses de gestação


Olá queridos.
Estou completando 4 meses de gestação hoje dia 21.08, e estou ótima. 
Mas ainda sem saber o sexo.
Nossa estou ficando angustiada para saber...
Saberei no meu próximo US Morfológico que será com 20 semanas.
Espero que chegue logo para saber se é menino ou  menina.
Só sei que meu bebê se mexe bastante!

Olhem o tamanho da minha barriguinha.
E quero palpites...
O QUE VOCÊS ACHAM QUE É?







O bebê:

Nesta etapa da gestação o feto se move, chuta, engole e pode ouvir as vozes do exterior. 
A pele é rosada e transparente. O cordão umbilical continua crescendo e ampliando-se para levar levar o alimento suficiente da mãe ao feto.
A placenta esta completamente formada, e o feto mede aproximadamente 16 cm.
Se estiver esperando menina o útero e as trompas estão formados.
Se for menino, os genitais já estão visíveis.


brasilescola.com


Recomendações

As vezes sinto tonturas, mas é considerado normal devido ao fluxo sanguíneo aumentado entre 40 a 50% . 
E juntamente com a pressão que o útero está fazendo, pode ocasionar tonturas quando me levando rapidamente.
Descansar frequentemente, essa é a recomendação!
Repousar sobre o  lado esquerdo,  várias vezes por dia aumenta a circulação.
O açúcar baixo também pode provocar esta sensação.
Comer uma fruta ajuda, além de saciar a fome.


Fefê e papai

Estão ansiosos também querendo saber se é menino ou menina.
Na opinião do Felipe é menina... 
E quer sentir o bebê se mexer na barriga da mamãe, mas ainda somente eu quem sente.
A sensação é de borboletas dentro da minha barriga...




Com certeza, se tudo der certo e o bebê não ficar tímido com o US, no próximo post sobre minha gestação darei a notícia que todos esperam.
Se é menino ou  menina.


E este foi meu desejo de grávida ontem...
Yakissoba, hmmmmmmmmm



......................


Agradeço e muito o carinho de todos que deixaram recadinhos aqui, e prometo visitar a cada cantinho o mais breve possível.




17 agosto 2012

Cesta de pães de tecido e Receita

Queridos!
Estou em falta com todos vocês que deixaram os recados aqui no blog, pois essa semana ainda não fui visita-los. Houve um contra tempo aqui em casa e acabei me enrolando...
Mas eu estou ótima!
 Semana que vem faço 4 meses de gestação e estou preparando um post bem bacana para vocês poderem ver como esta minha barriguinha.
Bebê está chutando e chutando bastante... 
E ainda não sei o sexo!!!!!!!! 

................................................................................

Bem, mas voltando ao post anterior, em que deixei algumas de vocês curiosas para saber o que estive fazendo na máquina de costura...
É uma Cesta de Pães de Tecido.
Estava louca por um desses e navegando no amigo Google encontrei um PAP bem legal... 
Mas não anotei o nome do site! Desculpem...

Olhem como ficou bem lindinho:





PAP:

Cortei  um quadrado de 37cm de dois tecidos e juntei os tecidos direito com direito e a manta acrílica por cima. Passei uma costura deixando uma abertura para desvirar a montagem.


Após desvirar, medi 7 cm da lateral da cesta e costurei uma linha reta formando um quadrado.


Cortei 8 tirinhas de 4 x 27 cm do tecido de poá fiz um viés e costurei bem na beiradinha


Com o desmancha ponto, abri um espacinho e encaixei a tirinha de viés, prendi com alfinetes e passei uma costura contornando toda a cestinha, fechando inclusive aquela abertura que deixei para desvirar a montagem da cesta. Como ainda não sei mexer na máquina direito costurei com ponto normal, mas pode ser com ponto de bordado enfeitando a cestinha.


E ficou assim.
A Cesta de Pães dos meus sonhos!
Ameiiiii





E para finalizar quero deixar aqui a receita deste Pãozinho de Leite que fiz.
A querida amiga de blog Liliane , me deixou um pedido para postar mais receita de pães.
Então anote querida Liliane...

Pão de Leite

1 copo de leite (copo de 250 ml)
1 e 1/2 colher de sopa de margarina ou azeite
2 colheres de sopa de açúcar
1 e 1/2 colher de chá de sal
4 copos de farinha de trigo (não muito cheio)
1 sache de fermento biológico seco ( eu prefiro colocar 1 tablete de fermento biológico fresco)
*coloquei linhaça, grãos de trigo, grãos de aveia e semente de girassol crua*

Na máquina de pão colocar os ingredientes nesta ordem e selecionar ciclo 8 ( massa) e cor do pão. Ligar.
Quando terminar de trabalhar a massa retirar da tigela e fazer bolinhas da massa colocando em forma untada. Levar para crescer até dobrar de volume. Assar em forno médio até dourar.

Quem não utiliza a máquina, misturar todos os ingredientes e trabalhar bastante a massa sovando bem.
E finalizar da mesma maneira até assar.

Este pão sempre faço aqui em casa, dá super certo.

Espero que tenha gostado da receita Liliane e amigos...






14 agosto 2012

Quiche de Frango e Ricota

Esta Quiche de Frango posso considerar como desejo de grávida!
Estava procurando na internet uma receita com este recheio,  mas não encontrei desse jeito que eu queria, então inventei este recheio...
A receita da massa eu peguei do site  Bem Simples.
 Adoro este canal e quando quero alguma receita vou ao site e copio.
Só modifiquei o recheio...
Ficou maravilhosa, e pude matar meu desejo...


Anotem a receita da minha Quiche de Frango e Ricota

Para a massa:
250gr de trigo
150gr de margarina
1/2 copo de iogurte
1 ovo
sal a gosto

Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea e se precisar acrescente mais um pouco de trigo.
Abra a massa numa forma de fundo falso e reserve.


Para o recheio (que eu inventei):
1 peito de frango cozido e desfiado
2 ovos
1 xícara chá bem cheia de ricota  amassada
1 xícara  chá de queijo mussarela picado
1/2 copo de iogurte (a que sobrou da massa)
1/4 de xícara de chá de leite
azeitonas picadas a gosto
salsinha e cebolinha a gosto
sal a gosto

Numa tigela, bata os ovos com o iogurte e o leite.
Acrescente o restante dos ingredientes e jogue na massa reservada.
Colocar para assar em forno médio até dourar.


Esta massa é muito saborosa e delicada, devido ao iogurte natural.



Aqui todos aprovaram esta minha receita.
Espero que tenham gostado e se fizerem me contem...


..........................

E como bem disse minha amiga de blog  Jellen- Coisinhas da Jujuba, estou também com o bichinho do "começa e não termina".
Estou com vários projetinhos aqui parado, acabo deixando de lado e inacabado...
Mas aos poucos vou terminando os objetos que quero.

Vou deixar vocês um pouco curiosas para saber o que estou fazendo costurando na máquina.
Eu já finalizei, mas ainda não fotografei.
Só sei que ficou muito fofo, nem acredito que foi eu quem fez!








LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...